EVACUAÇÃO AEROMÉDICA

Força Aérea Brasileira realiza resgate de emergência em alto mar

Esquadrão Falcão resgatou um tripulante enfermo em um navio cruzeiro no mar da costa de Fortaleza (CE)
Publicada em: 24/10/2024 18:26
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, Tenente Vieira

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAV) – Esquadrão Falcão, resgatou um tripulante enfermo em um navio cruzeiro no mar da costa de Fortaleza (CE) nesta quinta-feira (24/10). A missão de Busca e Salvamento foi executada a bordo de um helicóptero H-36 Caracal.

A missão originou-se a partir de solicitação de apoio aéreo do Terceiro Distrito Naval (3° DN) ao Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) para a realização de Evacuação Aeromédica (EVAM) de um tripulante enfermo, com febre e dor abdominal, em uma embarcação. Na ocasião, após autorização do COMAE, a equipe do Esquadrão Falcão, sediada em Natal (RN), deslocou-se para a Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) na tarde de quarta-feira (23/10).

Na manhã desta quinta-feira, partindo da BAFZ, a aeronave H-36 Caracal efetuou a EVAM do paciente, transportando-o até o Aeroporto de Fortaleza - Pinto Martins, de onde foi levado para o Hospital em uma ambulância.

Quando a FAB é acionada para missões de Busca e Salvamento?

Quando ocorre a necessidade de buscar, localizar e salvar pessoas, a Força Aérea Brasileira (FAB) pode ser acionada. O processo tem início com o Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (SISSAR), que está sob a gerência do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão que normatiza, coordena e controla as ações de Busca e Salvamento.

Em estado de alerta, 24 horas por dia durante todo o ano, estão os militares que atuam no Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (SALVAERO), distribuídos estrategicamente em diferentes pontos do território nacional (Atlântico, Brasília, Curitiba, Manaus e Recife).

Saiba mais como a FAB é acionada para missões de Busca e Salvamento de aeronaves.

Fotos: COMAE